sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Notícias Café com Leite - Regina Buzo, conta.


  Notícias da Fazenda


Olá pessoal,

Espero que estejam aproveitando as festas de final de ano!
Aqui na Fazenda o movimento esta grande, a Fe e o Peter (filha e o genro) chegaram e as baladas ja comecaram!
Esta chovendo bastante, 42 ml ontem e hoje 32 ml.... as plantas estao sorrindo, os animais estao saboreando e os passaros cantando!!!!
Semana passada a Piau (porca) deu cria de 12 porquinhos, sendo 1 java-porco, a Rinoceronte (outra porca) deu cria de 10 porquinhos e eles estao deixando a Renata louca com o jardim. Adicionamos tambem 1 carneiro e 5 ovelhas para ajudar na jardinagem do cafe florestal, que por sinal esta carregado de frutos!!! A Ovelha Negra deu cria de um casal de carneirinhos que estao saltitando por todos os cantos, so morrem de medo com o Haj se aproxima com sua toda delicadesa.
Na semana que vem vamos iniciar a lida da carne dos suinos com as novas receitas de embutidos e presuntos que o Peter trouxe para increntar o cardapio da Super Chef Bena.

Segue em anexo a reportagem que saiu este final de semana no jornal a Tribuna de Santos, que por sinal retrata muito bem a Fazenda.

E a nossa dupla dinamica (Haj e Woody) continua aprontando bastante!!!

Abracos,

Joao e Renata

...e é com esse clima gostoso da fazenda que João e Renata da Fazenda Santo Antonio da Água Limpa nos brindam nesse final de ano com adoráveis notícias!!
Sem dúvida, é uma honra ser amiga dessa família e de outras tantas aqui de Mococa, envolvidas com o Turismo Rural, que abrem suas porteiras pra receber a gente...
Que o ano que se inicia, seja de paz, união,carinho,profissionalismo, sucesso e de muito amor pra todos nós...que amamos muito Mococa!!!

Regina Buzo
Depto Cultura e Turismo/COMTUR


Fazenda Santo Antonio da Água Limpa - sede /
 
Descubra todos os encantos da natureza!



TATIANALOPES

DAREDAÇÃO

            Imagine passar um final de semana inteiro em contato com a natureza, na sua forma mais simples e pura. Despertar como canto dos pássaros. Saborear um delicioso café da manhã preparado com produtos fresquinhos da fazenda. Respirar ar puro. Fazer uma trilha pela floresta sentindo no rosto a brisa das manhãs ensolaradas. E pelo caminho encontrar bois, vacas, porcos, patos e cavalos.Tomar um refrescante banho de cachoeira para repor as energias ou mergulhar em uma piscina com água da mina. Almoçar no jardim e comer alimentos colhidos na hora e preparados em um fogão à lenha.Relaxar à tarde em uma poltrona na varanda,observando um belo pôr do sol e um baile de pássaros. E ao final do dia, dormir em um charmoso quarto de um imponente casarão do século 19, observando pela janela o inesquecível brilho das noites estreladas.
            Não, isso não é um sonho. Toda essa experiência pode ser vivida no Hotel da Fazenda Santo Antônio da Água Limpa,situado a 20 quilômetros da cidade de Mococa,no Interior.Com 444 hectares, a fazenda produtora de café, e de propriedade da família Pereira Lima há quase 200 anos, abriu suas porteiras no ano passado para receber hóspedes e transmitir uma bela filosofia: a de que é possível viver em total harmonia com a natureza.
O hotel é administrado pelo engenheiro agrônomo João Pereira Lima Neto e por sua esposa, Renata Santos Pereira Lima Neto, com a ajuda da filha do casal, Maria Luiza. A sede da fazenda, que data de 1860, retrata a evolução da arquitetura colonial. Cercada por terraços aconchegantes e lindas paisagens, a casa tem seis quartos, todos com um toque de estilo e o bom gosto da família, que mantém até hoje uma decoração tradicional e elegante em toda casa. Na sala de estar, por exemplo, é possível admirar uma extensa coleção de sopeiras da família e conhecer um pouco sobre a história da fazenda. E também ler livro sobre pássaros e árvores.Para quem prefere privacidade, há ainda uma vila com outros dois quartos. Localizada a 300 metros da sede, a casinha, que foi totalmente reformada para adequar-se aos dias atuais, conta com dois quartos de casal, um banheiro, sala de estar e cozinha. Apesar do seu ar rústico, o local é bem aconchegante e é ideal para famílias e grupos de amigos.
Embora sejam construções antigas, as acomodações da sede e da casinha primam pelo conforto e fazem com que seus hóspedes se sintam em casa e muito bem acomodados.
            “A maioria dos quartos fica dentro da própria sede, o que faz com que o hóspede vivencie o dia a dia de uma fazenda”,explica Maria Luiza.Este recanto no Interior paulista oferece piscina com água de mina, cachoeira, aulas de culinária, cavalgadas e passeios monitorados pela fazenda de café, onde o hóspede pode ajudar a colher os alimentos que serão preparados no almoço e no jantar e conhecer um pouco sobre a produção do grão.


GASTRONOMIA SAUDÁVEL

            Outros diferenciais da Santo Antônio da Água Limpa, como o próprio nome já diz, é a água pura da mina que abastece a fazenda e também a degustação do café florestal, que é produzido no próprio local, sem qualquer tipo de aditivos químicos ou orgânicos.A bebida é aclamada mundialmente pelo seu sabor e consistência aveludada. A alimentação no hotel da família Pereira Lima é um capítulo à parte. A deliciosa comida preparada pela chef Bena é feita no fogão à lenha, com os produtos frescos da horta e da  Agro-floresta, livres de agrotóxicos e adubos químicos e orgânicos. No cardápio das refeições estão queijo feito com leite da fazenda, carnes naturais, goiabada cascão, bolo de fubá, torrada de pau d’alho, bananas verdes fritas e muitas outras delícias. E o melhor: as refeições podem ser feitas em três ambientes em uma belíssima copa, numa cozinha rústica, digna de cenário de novela de época ou em lindo jardim.

Hotel da Fazenda Santo Antônio da Água Limpa, perto de Mococa, oferece tudo para descansar e esquecer a agitação da cidade grande

1- A construção do século 19 oferece conforto aos hóspedes
2- A comida é feita no fogão à lenha, com os produtos frescos da horta
3- Varandas espaçosas e ótimas para o descanso
4- Piscina é mais uma opção de divertimento
5- Trilhas proporcionam o encontro com os animais
6- Um delicioso banho de cachoeira para diminuir o calor









fonte- www.atribuna.com.br 12 dezembro de 2010-  Mococa SP


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Sindicato Estadual de Guias de Turismo de SP

Sindicato Estadual de Guias de Turismo de SP

   Em eleição realizada no dia 13 de dezembro de 2010, o SINDEGTUR conta com nova diretoria. Com essa renovação poderemos contar com o empenho desse grupo para os próximos anos.  No retorno do recesso de fim de ano, dia 5 de janeiro, a nova diretoria trará novidades que dará ao profissional do turismo, em especial aos guias, novo suporte para melhorar cada dia mais a qualidade dos serviços prestados a comunidade turística de nosso estado e nosso país.
  Parabéns e muito sucesso a nova diretoria.



Diretoria:

Presidente: Adriana Gradim Perdiza

Vice Presidente Secretário: David Carolla
Suplente Vice Presidente Secretário: Concetta Pappalardo Grilli
Vice Presidente Tesoureira: Maria Leonor de Oliveira
Suplente Vice Presidente Tesoureira: Josepha Fornos

Conselho Deliberativo:
Juan Carlos Villegas Miranda
Vera Lucia Dias
Terezinha Heinen
Izabel do Carmo Gurnet

Frederico Landre

Conselho Fiscal:
Genesia Kazumi Hoshii
Evangelia Anestidis
Iracy Silva

Suplentes:
Normando Cesar Pierini
Angela Maria Aparício Garcia
Alvaro Santos

Sindicato de Guias de Turismo do Estado de São Paulo

Largo do Arouche, 290 - 6º andar
São Paulo - SP    CEP: 01219-010  
Fone: (11) 3327.2104



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Novidades do turismo rural.


A Associação de Turismo Rural do Noroeste Paulista enfim está em andamento, na última sexta feira 10/12/2010, no Sindicato Rural de Tabapuã, foi constituída a diretoria da Associação de Turismo Rural, que terá sede na cidade de São José do Rio Preto, em uma sala junto ao Sindicato Rural de Rio Preto.
 
Diretor Presidente - Edi ( Mirassol )
 
Diretor Vice Presidente - Renato ( Tabapuã )
 
Diretores Financeiros - Vlademir (pica-pau / Rio Preto ) e Gabriel ( Potirendaba )
 
Diretor Juridico - Marcio ( Sindicato Rural - Tabapuã )
 
Secretario Executivo - Sérgio Benites ( Catanduva/ Tabapuã )

Marketing/Comunicação - Cláudia Baffi
(Uchôa)  Rosangela Menezes ( Catanduva - Projetos )
 
 
Conselho Fiscal - Siuze ( Sindicato Rural - Uchôa )
                           José Antonio Cabonera ( Tabapuã )
                           João Carlos Ornelas ( Uchôa - Tabapuã )
                           Rose Malerba ( Prefeitura Municipal de Tabapuã - Diretora do Cras - Assistencia Social - Projetos )
 
Na reunião de sexta feira  foi enfim fundada a tão esperada Associação, com a presença de Artesões de Tabapuã, proprietários rurais, sindicato rural dentre outras entidades.
Prefeitura de Mirassol esteve presente. Aguardamos os outros associados para enfim aumentarmos ainda mais os polos regionais.
 
No jornal de Catanduva ( jornal o regional ) de hoje 12/12/2010 saiu uma materia sobre as Rotas de Turismo do estado de São Paulo, as cidades que fazem parte desta região foram convidadas a fazer parte da nossa Associação. 
 
Sérgio Luis Benites Menezes
Secretário Executivo
 
 
Parabéns a todos vocês pela iniciativa, vai ser uma luta, mas os frutos são incríveis. Tomem como exemplo o agricultor, que planta,  tem a paciência e a certeza que os frutos crescerão. 
Luis Carlos Negri. 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Campinas em fotos!

     Esse vai ser um roteiro diferente, vamos poder ver fotos de lugares interessantes da cidade de Campinas!
                   Meu amigo, Antonio Carlos Costa, é um fotógrafo daqueles que todos querem as fotos dele, por isso, ficar com as fotos guardadas era uma judiação, como ele não nega nenhum pedido meu, solicitei uma coletânea de suas melhores fotos e ele atendeu, para felicidade minha e de vocês. Aqui vai e com legenda.


Jockey Club  Campineiro, numa fusão do Jockey Club de Campinas (1877) e do Club Campineiro, nasceu o Jockey Club Campineiro, em 1925 construiram esse magnífico prédio em estilo frances. (uma das Sete Maravilhas de Campinas)

Uma obra do engenheiro Samuele Malfatti e  Ramos de Azevedo, a Casa de Saúde de Campinas é oriunda do Antigo " “Circolo Degli Italiani Uniti”" - Fundado em 17 de abril de 1881


Antonio Carlos Gomes, nosso maestro maior. Natural de Campinas em  11 de julho de 1836, estudou no Rio de Janeiro (1860) com o apoio do Imperador vai  estudar em Milão na Itália , é diplomado maestro em 1866. Morre em 16 de setembro de 1896 em Belém do Pará.


Com o início da construção em 1807, e projeto do engenheiro Cristovão Bonini e finalizada por Ramos de Azevedo. Sua inauguração foi em 8 de dezembro de 1883.
Sua construção foi toda feita em taipa de pilão, com mão de obra escrava. Sua base tem 2 metros de largura e no topo  as paredes terminam com 1 metro. È considerado pelo UNESCO o maior templo em taipa de pilão do mundo.  

A ornamentação interna da Catedral é, em sua maioria, esculpida em cedro vermelho, obra do artista baiano, Vitoriano do Anjos e sua equipe de aprendizes.


Teatro de Arena, Centro de Convivência Cultural

Escola Preparatória de Cadetes do Exército - EsPCEx

Sua cor rosa veio naturalmente da mistura da terra vermelha, com muito óxido de ferro e da cal. Hoje é pintada com essa cor por tradição. 

Estação da Paulista inaugurada em  1872

Plataforma de embarque

Concha Acústica , Auditório Beethoven com 2000 lugares em espaço aberto, localizado dentro do Parque Portugal, conhecido como Lagoa do Taquaral.

Largo do Rosário, fazia parte do antigo centro comercial de Campinas (róssio) foi palco de várias visitas ilustres como D. Pedro II e Santos Dumont. Ainda é local de reuniões políticas e festivas.

Paróquia de Nossa de Senhora Auxiliadora (1963), è um dos marcos em Campinas. Localizadaao lado do Liceu de Artes e  Ofício

Praça Carlos Gomes, urbanizada em 1892, deu abertura para o crescimento da cidade. Foi local de passeios das famílias que se reuniam  para ouvir a banda tocando no coreto central.


Palácio da Mogiana, antigo escritório Central da Companhia Mogiana de Trens

Prefeitura Municipal de Campinas, prédio inaugurado em 1968, substituindo o Palácio dos Azulejos.
   
fotos:- ACCosta

domingo, 12 de dezembro de 2010

Luzes da Cidade!

    Luzes da cidade!

     Campinas recebe um enfeite digno de Natal, são luzes iluminando a cidade e o coração das pessoas. Para participar do evento mais importante do mundo Cristão, a cidade vai somando cores e vida a suas praças e prédios públicos, junto a tudo isso teremos a  Magia do Natal. 

""As atividades do Natal 2010 começam nesta sexta-feira (10), em Campinas. Denominado “A Magia do Natal”, a programação traz apresentações de corais e espetáculos, como o Auto de Natal, além de atrações especiais como pista de patinação no gelo, Vila do Papai Noel, parque de diversões, Casa do Papai Noel e feira de artesanato natalino.
Vila de Natal
A Vila de Natal conta com 68 espaços de vendas, com diversificados produtos artesanais, confecção e alimentação, além de atividades culturais e oferece opção para as compras de final de ano.
Entre as opções de compras estão roupas costumizadas, artesanato em fuxico, artigos para casa, acessórios, bijuterias, artigos de cama, mesa e banho, enfeites natalinos, tapetes, bonecas, comidas caseiras, entre outros, a preços acessíveis. Estão entre os expositores instituições religiosas, entidades assistenciais, grupos associativos e cooperativas de trabalho."
 
Com ajuda da chuva que espalha o brilho, a cidade vai se iluminando para o Natal.

A SANASA, responsável pelao abastecimento de água durante o ano todo, nessa época distribui a felicidade através da iluminação maravilhosa de sua sede na Rua Abolição.
O laço protege a surpresa que recebemos quando nos deparamos com a beleza das luzes.

O prédio da prefeitura responsável pela direção da vida do Campineiro, tem mais vida com as luzes em seu jardim.  

fotos de A.C.Costa

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Receita de ano novo

Receita de ano novo

 Carlos Drummond de Andrade 

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)
 

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
 

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Festival Cultural Gastronômico - Rincão - SP

Guiando Grupos - Roteiro Turístico G'Astronômico

Estação da Fazendas das Cabras, final do Ramal Férreo Campineiro, início do século XX




Roteiro Turístico G’Astronômico*.
                Uma viagem no tempo e no espaço é assim que sinto esse roteiro. A Prefeitura de Campinas em parceria com restaurantes da região de Joaquim Egídio, distrito rural da cidade, criou um roteiro turístico onde podemos encontrar a história passada, numa mistura com a atual e uma passadinha no futuro muito distante. 

Estação Joaquim Egídio, local de embarque para o Roteiro G'Astronômico

            Eu, como Guia de Turismo, tive o privilégio de fazer parte desse evento na maioria das vezes em que aconteceu. Era um evento que iniciava no final da tarde, a saída era marcada para às 17h00, na praça da estação do Ramal Férreo Campineiro, em Joaquim Egídio, lugar onde a história e a vida pacata de uma cidade de interior está no ar. O rumo era para a parte mais alta do município, o Pico das Cabras, a 1050 metros de altura, onde está localizado o Observatório Municipal Jean Nicolini.

Informativo sobre o local

Preparação para assistir ao por do sol.

            A história da região, a do Ramal Férreo Campineiro, pequeno trecho de ferrovia, com 33 km, usado para recolher o café produzido na região no final do século XIX início do século XX e as proezas de alguns moradores da região eram os temas que eu abordava durante o trajeto de aproximadamente 25 minutos até o Observatório. Na chegada já no início da noite, todos eram convidados para  assistir ao por do sol, com a admiração exposta no olhar de cada um dos viajantes do tempo.

O por do sol, um grande espetáculo.

              Com o cair da noite a observação dos astros se tornava o show principal, eram suspiro de euforia ao ver Júpiter, Saturno, o Cruzeiro do Sul, símbolo eterno de nossa nação e outros tantos.....
Astronômo nos mostra o funcionamento de uma máquina fotográfia de dimensões um tanto quanto extravangantes.
            Em um pequeno intervalo onde era servido vinho e aperitivos, os comentários já faziam parte do magnífico evento. Após essa pausa mais observações, algumas dos aparelhos que compõe o acervo do local e outras vezes vídeos mostrando a imensidão do universo, nos levando a uma viagem onde só a capacidade de imaginação pode definir o sentimento que ficava dentro do peito, um misto de êxtase e incapacidade de compreensão do quanto somos pequeno.
Nossa morada, a Via Láctea
            No retorno uma última observação, a luz que brilha no alto do Pico do Jaraguá podia ser vista ao longe, levando em conta os  99 km que nos separam da capital. O retorno era silencioso, difícil falar alguma coisa depois de tanta coisa linda, o silêncio só era quebrado quando uma criança gritava do fundo do ônibus... ”””Olha lá mãe, o coelho correndo... ”””“”..!!!!!!!!!
           O roteiro termina com um jantar em restaurantes da região mais rural e gastronômica de Campinas. 


*Roteiro G'Astronômico é uma mistura de Gastronômia e Astronômia
fotos - Luis Carlos Menezes Negri com exceção da Maria fumaça, que é de domínio público. 

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Notícias Café com Leite - Regina Buzo

Agricultura semeando o turismo

Saiu o resultado da pré-seleção de empreendimentos da agricultura familiar no projeto Talentos do Brasil Rural - eixo produtos

Brasília (02/12) – Cerca de 20 mil famílias de agricultores familiares, vinculadas a 99 centrais, cooperativas, associações e empresas, deverão ser contempladas pelo eixo “produtos” do projeto Talentos do Brasil Rural. A chamada pública do projeto, que recebeu 205 propostas entre setembro e novembro, pré-selecionou 99 empreendimentos, contemplando agricultores familiares e povos de comunidades tradicionais, como extrativistas, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

      O objetivo da chamada Talentos do Brasil Rural – eixo produtos foi a de classificar e selecionar empreendimentos constituídos por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais das cinco regiões brasileiras que trabalham com cosméticos, decorativos e utilitários (artesanato), alimentos e bebidas.
     “O intuito é destacar a oferta de produtos diferenciados nos estabelecimentos que serão frequentados por turistas durante a Copa de 2014, de forma a agregar valor à oferta turística brasileira e inserir seus produtos neste mercado”, destacou a coordenadora-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Sáskia Lima.
     Na área de alimentos e bebidas, os empreendimentos pré-selecionados trabalham com produtos como mel, babaçu, castanha de caju, castanha-do-brasil, baru, pequi, guaraná, pinhão, erva-mate, queijos, leite, cachaça, vinhos, variados tipos de geléias, sucos e polpas da biodiversidade brasileira.
Na área de decorativos e utilitários, foram selecionados empreendimentos que trabalham com matérias-primas como buriti, sisal, taboa, carnaúba, capim-dourado, indaiá, cipó, fibra de bananeira, restos florestais, entre outros.
     No setor de cosméticos, os empreendimentos produzem sabonetes, xampus, condicionadores e cremes de matérias da sociobiodiversidade tais como babaçu, gueroba, castanha-do-brasil, andiroba, copaíba, cumaru, pau-rosa, breu-branco, mel, entre outros.
     Talentos do Brasil Rural - O projeto Talentos do Brasil Rural tem dois eixos de atuação: o de produtos, para apoiar empreendimentos que produzam alimentos e bebidas, cosméticos e decorativos e utilitários; e o de serviços, para apoiar roteiros turísticos (VEJA AQUI CHAMADA DO EIXO “SERVIÇOS). O projeto é uma parceria entre o Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Meio Ambiente, Sebrae Nacional, Sebrae RS e Agência de Cooperação Alemã, e conta com investimento de mais de R$ 3 milhões.

Em caso de dúvidas, entrar em contato:
E-mail: rural@turismo.gov.br
Telefones: (61) 2023.8166 – Brasília
(51) 3216.5132 – Porto Alegre

Fonte: ASCOM 

Regina Buzo
Depto Cultura e Turismo/COMTUR

domingo, 28 de novembro de 2010

CURSO DE FÉRIAS JANEIRO 2011 - Equitação

 Greco Consulting Consultores Associados



CURSO DE FÉRIAS JANEIRO 2011


Entrada: 02 de janeiro (domingo) a partir das 16 horas
Saída: 08 de janeiro (sábado) a partir das 15 horas
Local: Fazenda Santo Antônio – Sabino-SP

Investimento: R$ 800,00 (oitocentos reais) divididos em três vezes: entrada até 15 de dezembro R$ 300,00; segunda parcela para 2 de janeiro R$ 250,00; terceira parcela para 2 de fevereiro R$ 250,00.
Não há desconto a vista, devendo obrigatoriamente, para confirmação da vaga, existir o depósito até 15 de dezembro (parcial).
Para familiares que desejarem acompanharem os filhos sem fazer o curso, o custo da hospedagem será de R$ 500,00. Lembrando que estes deverão se adequar aos horários de alimentação do curso e suas rotinas diárias. Esta confirmação também será feita mediante depósito de 50% (R$ 250,00) até o dia 15 de dezembro e o restante na entrada (02-jan).
O curso começa no dia 3 de janeiro às 7 horas e abrange aulas práticas e teóricas perfazendo um total de oito horas diárias exceto no sábado onde ocorrerá a avaliação. Total de horas – 44 horas.
Será emitido certificado de acordo com o nível de cada aluno e seu desempenho nas avaliações.
No caso de chuva forte estaremos mudando algumas atividades, mas todas serão pertinentes ao mundo eqüestre.
Os alunos deverão levar além do equipamento de montaria, maiôs, capa de chuva, chinelo, bermuda, repelente, lanterna, protetor solar, etc. No caso de uso específico de alguma medicação, esta deverá ser informada por escrito com horários e indicações. Se houver algum tipo de restrição (alimentar, exercícios, natação, etc.) a mesma deverá ser informada por escrito.


Na rotina do curso estão previstas: 4 horas de aula prática pela manhã (exercícios em pista); 1 aula teórica e 3 horas/aulas práticas (exterior) na parte da tarde e 2 horas/aulas práticas (volteio e manta) a noite. No sábado dia 8 apenas ocorrerão as avaliações práticas e teóricas (individuais e personalizadas) correspondendo ao nível individual de cada participante.


Fazenda Santo Antonio
Zona rural caixa postal 27 cep 16 440 000
Sabino - SP
Fone (17) 3557 7556  (14) 9759 4482

sábado, 27 de novembro de 2010

Novo passaporte permitirá trânsito sem intervenção humana!

Novo passaporte permitirá trânsito sem intervenção humana!27 de novembro de 2010 08h37
Daniel Favero  Direto de Porto Alegre


O novo passaporte eletrônico brasileiro deve começar a ser emitido em janeiro de 2011, afirma o Coordenador do Grupo de Atendimento e Tratamento de Incidentes de Segurança da Polícia Federal, Ivo Carvalho Peixinho. O diferencial será o uso de tecnologia de identificação à distância por meio do chip RSID implantado na contracapa do documento. "O viajante poderá fazer emigração sem nenhuma intervenção humana", explica o perito da PF.
O novo modelo foi apresentado durante a 16ª reunião do Grupo de Trabalho em Segurança de Redes, em São Leopoldo (RS), nesse fim de semana. "O chip poderá ser lido a uma distância máxima de até 10 cm e a leitora vai poder obter ter informações adicionais desse chip para garantir que o passaporte é real, que não foi alterado, que não foi falsificado, além de informações sobre o portador como foto e opcionalmente digitais e informações da íris", diz Carvalho.
O modelo experimental (piloto) desse novo passaporte eletrônico, desenvolvido de acordo com os padrões da Organização de Aviação Civil dos Estados Unidos (Icali), deve começar a ser usado em dezembro por autoridades diplomáticas. "Hoje, o Ministério das Relações Exteriores já emite o passaporte oficial para as autoridades diplomáticas com esse chip".
Segundo ele, estão sendo trazidas para o Brasil duas cabines de emigração automática, cedidas pelo governo Português, que serão instaladas no aeroporto de Brasília, para o uso de autoridades que estiverem indo ou voltando de Portugal. "A pessoa entra na cabine e coloca o passaporte no sensor que fará todas as averiguações de segurança". Segundo ele, dentro do cubículo, será tirada uma foto que será comparada com a foto do passaporte.

Segundo Carvalho, visualmente, o passaporte continuará igual, mas a fabricação, que hoje é realizada pela Casa da Moeda, deverá ser alterada para colocação do novo recurso e gravação das informações. "No entanto, a emissão do documento vai permanecer inalterada para a população", explicou. Contudo, o perito não soube informar qual se haverá aumento de valor para a emissão do passaporte, que hoje é de aproximadamente R$ 150.
A tecnologia já é usada por alguns países da comunidade européia e de forma similar nos Estados Unidos. "Os padrões dos passaportes sempre estão evoluindo e as fraudes vão ficando mais sofisticadas, então ele deve estar sempre à frente desse tipo de coisa. Em relação ao passaporte atual, só existe um caso de fraude detectado e a pessoa foi presa no aeroporto".

fonte:-http://tecnologia.terra.com.br

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Estações de trem.

Estação de São Carlos.

Por muitos anos passei por esta estação, no tempo do ginásio todo dia. Eu estudava no Colégio Diocesano que ficava após a estação, para chegar tinhamos que cruzar a linha de trem em um cruzamento de nível, alguns anos depois contruiram o viaduto.
Depois que mudei para Campinas viajava de trem, assim não precisava apresentar a autorização para viagem, na época era necessário que os pais ou responsáveis autorizassem por escrito e nem sempre minha mãe tinha tempo ou estava disposta, uma vez que tinhamos que ir ao juizado de menores solicitar.  Então descobri que para viajar de trem não pediam nada, assim ia eu para a casa de meus avós.
Hoje recebi de um amigo o texto abaixo, onde me conta sobre a recuperação e restauração de um trecho dessa ferrovia. Trecho pequeno, mas, para nós é uma grande parte de nossa história. Para começar a Estação Conde do Pinhal, fica em terras onde um amigo de nossa família tinha um sítio e muitas tardes de verão, eu, Guelinho e uma galera passavamos por lá, andando pelas linhas do trem e inventando histórias fantasiosas sobre a locomotiva que as vezes vinha ao longe. Outro fator importante, era o almoço de domingo, uma das poucas opções era o Posto do Castelo (rodovia Washington Luiz), que ficava um pouco antes do pedágio e era lá que a família toda se reunia. Deixo o Guelinho, meu amigo e irmão contar sobre o restauro.

Amigos, vejam que maravilha essa primeira foto que recebi do Antonio Carlos da UFSCar e também do Wanderley Duck direto do Caribe!!
Não sei a época, mas certamente é da década de 60 para trás.
Havia duas bitolas na nossa estação desde a sua fundação em 1884 e que conviveram até 1969: a da esquerda dessa primeira foto, que era a bitola métrica (distância de 1,00m de um trilho ao outro, também chamada de bitola estreita), e a outra que permanece até hoje chamada de bitola larga (1,60m).
Por esse ramal da bitola estreita, olhando-se para o fundo da primeira foto, saía o ramal para Santa Eudóxia, e para o lado oposto ia-se para Ribeirão Bonito, ramal que lá emendava com a Estrada de Ferro Douradense.
Percebam a 'cicatriz' no chão na 2a. e 3a. fotos. O cimentado que ocupa o lugar da bitola estreita da primeira foto é bem diferente do piso original da plataforma.
Há um projeto a pleno vapo para reativar em breve a primeira parte da linha turística Estação S. Carlos-Estação Conde do Pinhal, começando-se pelo trecho Estação-Praça Itália.
A locomotiva dessa composição que irá ressuscitar parte do antigo ramal, tão importante outrora, será a Maria Fumaça que se encontra há 40 anos na Praça Brasil (em frente a Escola Industrial), que será resuperada e restaurada.
Vai ficar super legal!
Quem se interessar veja neste blog do grande José Alfeo Rohm que trata desse ramal e do trem turístico, e assistam ao filminho nele contido, é muito bem feito e explica como será o trajeto: http://lugardotrem.blogspot.com/2010/11/estacao-20-cp-caminho-dos-pinhais.html
Tomara em breve tenhamos essa cena maravilhosa da última foto se tornando real outra vez.
Abraços.






Valentim (para nós Guelinho)