Estação da Fazendas das Cabras, final do Ramal Férreo Campineiro, início do século XX
Roteiro Turístico G’Astronômico*.
Uma viagem no tempo e no espaço é assim que sinto esse roteiro. A Prefeitura de Campinas em parceria com restaurantes da região de Joaquim Egídio, distrito rural da cidade, criou um roteiro turístico onde podemos encontrar a história passada, numa mistura com a atual e uma passadinha no futuro muito distante.
Estação Joaquim Egídio, local de embarque para o Roteiro G'Astronômico |
Eu, como Guia de Turismo, tive o privilégio de fazer parte desse evento na maioria das vezes em que aconteceu. Era um evento que iniciava no final da tarde, a saída era marcada para às 17h00, na praça da estação do Ramal Férreo Campineiro, em Joaquim Egídio, lugar onde a história e a vida pacata de uma cidade de interior está no ar. O rumo era para a parte mais alta do município, o Pico das Cabras, a 1050 metros de altura, onde está localizado o Observatório Municipal Jean Nicolini.
Informativo sobre o local |
Preparação para assistir ao por do sol. |
A história da região, a do Ramal Férreo Campineiro, pequeno trecho de ferrovia, com 33 km, usado para recolher o café produzido na região no final do século XIX início do século XX e as proezas de alguns moradores da região eram os temas que eu abordava durante o trajeto de aproximadamente 25 minutos até o Observatório. Na chegada já no início da noite, todos eram convidados para assistir ao por do sol, com a admiração exposta no olhar de cada um dos viajantes do tempo.
O por do sol, um grande espetáculo. |
Com o cair da noite a observação dos astros se tornava o show principal, eram suspiro de euforia ao ver Júpiter, Saturno, o Cruzeiro do Sul, símbolo eterno de nossa nação e outros tantos.....
Astronômo nos mostra o funcionamento de uma máquina fotográfia de dimensões um tanto quanto extravangantes. |
Em um pequeno intervalo onde era servido vinho e aperitivos, os comentários já faziam parte do magnífico evento. Após essa pausa mais observações, algumas dos aparelhos que compõe o acervo do local e outras vezes vídeos mostrando a imensidão do universo, nos levando a uma viagem onde só a capacidade de imaginação pode definir o sentimento que ficava dentro do peito, um misto de êxtase e incapacidade de compreensão do quanto somos pequeno.
Nossa morada, a Via Láctea |
No retorno uma última observação, a luz que brilha no alto do Pico do Jaraguá podia ser vista ao longe, levando em conta os 99 km que nos separam da capital. O retorno era silencioso, difícil falar alguma coisa depois de tanta coisa linda, o silêncio só era quebrado quando uma criança gritava do fundo do ônibus... ”””Olha lá mãe, o coelho correndo... ”””“”..!!!!!!!!!
O roteiro termina com um jantar em restaurantes da região mais rural e gastronômica de Campinas.
*Roteiro G'Astronômico é uma mistura de Gastronômia e Astronômia
fotos - Luis Carlos Menezes Negri com exceção da Maria fumaça, que é de domínio público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário