sábado, 29 de janeiro de 2011

Fiscalização e averiguação do exercício ilegal da profissão de Guia de Turismo.

A presidente do sindicato e seu vice, acompanham o início da operação


      Com o apoio da Polícia Militar Rodoviária,  a  presença da presidente do Sindicato Estadual de Guias de Turismo de São Paulo, Adriana Gradim Perdiza, do vice presidente David Carolla e guias da região de Campinas, foi realizado nessa data (29 janeiro 2011), no km 85 da rodovia dos Bandeirantes, fiscalização e averiguação do exercício ilegal da profissão de guia de turismo.  
    O evento teve apoio dos políciais e escrivães do primeiro distrito polical de Campinas, localizado na avenida  Andrade Neves, onde foram efetuados os boletins de ocorrências. 
     A finalidade dessa averiguação é orientar a todos sobre a ilegalidade do exercício indevido das funções, atividade e atribuições de Guia de Turismo. O Guia de Turismo é o único profissional do mercado turístico regulamentado por lei (8.623/93).
      Essa foi mais uma das muitas fiscalizações que o sindicato vem realizando em todo estado de São Paulo e outras que em futuro próximo serão realizadas.   
Guia de Campinas Luis Negri e Guilherme Guarnieri de Salto.


Adriana, Guilherme e David.
 

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Notícias Café com Leite - Regina Buzo conta!

                  Regina Buzo Conta!   


                      CONVITE



Projeto “Modelando histórias, Tecendo memórias”

aprovado através do Edital de Interações Estéticas – Funarte – 2010.
Monitora: Tânia Castro Geraseev de São José dos Campos.


Local: sede da Cia Cultural Bola de Meia
Período: de 10 de fevereiro de 2011 a 14 de abril de 2011
Dia: Toda 5ª feira (uma vez por semana)
Duração: 10 semanas
Horário: das 18h às 21h
Faixa etária: jovens e adultos

Obs.: Ao final das atividades os participantes receberão um certificado de participação.

Inscrição (gratuita)

Prazo: 31/01/2011
Como: email ou telefone (contato@ciabolademeia.org.br  /  (12) 3941-9723)
Contato: Kika / Emilia

Objetivos

O projeto “Modelando histórias, Tecendo memórias” tem como proposta possibilitar e potencializar o processo de construção, reflexão e ressignificação da memória individual e coletiva por meio de oficinas de criação de figuras em argila, cabaça (porunga) e taboa, matérias-primas que fazem parte da herança cultural do Vale do Paraíba.
Objetiva a criação de “espaços de memórias” – locais de encontro e partilha que possibilitem a materialização das trajetórias e experiências de vida de cada participante, estabelecendo relações voltadas aos valores comunitários de partilha do saber.
Pretende-se atuar com a metodologia da tradição oral, constituindo rodas de histórias e vivências que reconfigurem o sentido de identidade cultural e pertencimento através da recriação de símbolos e tradições e propondo reflexões coletivas acerca das questões que abordem o lugar das memórias, com a finalidade de que os participantes tornem-se os produtores, guardiões e difusores de sua própria história.

Como acontecerá

 

O projeto “Modelando histórias, Tecendo memórias” se propõe a desenvolver as ações previstas por meio de oficinas teóricas e práticas, em que estejam contempladas vivências como rodas de histórias, cirandas, cantigas de roda e exibição de vídeo-documentário, enfocando os temas Identidade, Memória e Patrimônio Cultural, como componentes das oficinas de elaboração de figuras em argila, cabaça e taboa, utilizando técnicas do fazer tradicional incorporado a técnicas do fazer contemporâneo.
O projeto será realizado no período de 03 meses, através de oficinas semanais de 03 horas, totalizando 36 horas (ou 10 semanas).
Todos os momentos serão permeados por rodas de histórias, cantigas e cirandas, fomentando desta maneira o “sabor pelo saber”, a experiência da troca e alegria da conexão consigo mesmo e com o outro e a experiência do estar vivo.





Regina Buzo

Resgatando Raízes - Faça parte!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Adolescentes passeiam pelo "Roteiro do Café."


 

Roteiro do Café


Antigo terreiro de café e ao fundo a sede da Fazenda Tozan (Monte D'Este)

    Adolescentes da região de Campinas estiveram ontem (19/01) conhecendo o Roteiro do Café, passeio esse que mostra ao turista uma pequena parcela da história de Campinas e da influência da lavoura de café para a região. Com passagem pelos principais pontos com referências ao café, como a Estação Guanabara, antiga parada de trens da Companhia Mogiana, Instituto Agronômico de Campinas, fundado por D. Pedro II no final do século XIX e com expressiva pesquisas na lavoura do café o roteiro termina em uma autentica fazenda produtora de café.

Aproximadamente 250 adolescentes participaram do evento.   

     A Fazenda Tozan, antiga Fazenda Ponte Alta datada de 1798 e administrada desde 1927 pela família Iwasaki, fundadores do grupo Mitsubishi, é um referencial do ciclo do café em nossa região.



A curiosidade sobre o desconhecido, máquinas do século passado no museu.

    Os adolescentes tiveram a oportunidade de visitar o museu da fazenda, com maquinários destinados a lida do café e de outras culturas, desde que a propriedade foi adquirida pelo grupo, também viram casas de colonia usadas pelo agricultores  na década de 1950, uma antiga senzala adaptada para este fim.
Pequeno torrador de café e ao lado amostra de como o grão sai das máquinas de beneficiamento.

   O mais emocionante foi poder passar algumas horas em uma área rural onde o verde predomina.
    Esse roteiro foi criado pelo Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas, mas o passeio pela fazenda Tozan pode ser agendado diretamente.  
um dos meios de comunicação de outrora (o sino) sendo experimentado pela geração cibernética.

Paisagem rural para deleite da garotada.

As matas que tanto fazem falta em nosso dia a dia. 

Campinas ganha ciclovia.

Campinas ganha ciclovia.
“Ciclofaixa Campinas – Cidadania em Movimento”


     Quem andou pelo norte-sul, Aquidabã, Francisco Glicério e outras ruas principais de Campinas nesses últimos dias, pode acompanhar o novo trajeto da ciclovia que estará aberta ao público todos os domingos e feriados a partir do próximo dia 23, das 07h00 às 13h00. 
     O percurso da ciclofaixa, no sentido Centro x Taquaral, contempla a Avenida Francisco Glicério (atendendo o Largo do Rosário e Largo do Pará), Avenida Aquidaban, Rua General Marcondes Salgado (Bosque dos Jequitibás), Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), Avenida Júlio Prestes, Avenida Dr. Heitor Penteado (Lagoa do Taquaral) e Rua Vital Brasil (Praça Arautos da Paz).
     Já no sentido Taquaral x Centro, os ciclistas deverão percorrer a Avenida Dr. Heitor Penteado, Rua Vital Brasil, Avenida Júlio Prestes, Avenida José de Souza Campos, Avenida Dr. Moraes Salles (subida da lateral do Viaduto Laurão), Rua Coronel Quirino, Avenida Aquidaban e Avenida Francisco Glicério, passando pelo Largo do Pará até o Largo do Rosário.
     Outra novidade é a utilização do Largo do Pará para atividades esportivas que serão realizadas no mesmo período de funcionamento da ciclovia. Na avenida Francisco Glicério serão montados pontos de recreação com quadras móveis para a prática de streetball, futebol, vôlei, basquete e ainda haverá mesas de dama, xadrez e futebol de botão, além de apresentações de hockey e de patinação free-style.

 Trajeto da ciclovia

Sentido Centro - Taquaral-Avenida Francisco Glicério (Largo do Rosário e Largo do Pará)
-Avenida Aquidaban
-Rua General Marcondes Salgado (Bosque dos Jequitibás)
-Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul)
-Avenida Júlio Prestes
-Avenida Dr. Heitor Penteado (Lagoa do Taquaral)
-Rua Vital Brasil (Praça Arautos da Paz).
Sentido Taquaral - Centro-Avenida Dr. Heitor Penteado
-Rua Vital Brasil
-Avenida Júlio Prestes
-Avenida José de Souza Campos (norte-sul)
-Avenida Dr. Moraes Salles (subida da lateral do Viaduto Laurão)
-Rua Coronel Quirino
-Avenida Aquidaban
-Avenida Francisco Glicério, passando pelo Largo do Pará até o Largo do Rosário

Serviço:
Informações Emdec - (19) 3772-1517

fontes :-http://www.campinas.sp.gov.br/noticias ; - http://www.campinas.com.br/

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Notícias Café com Leite - Regina Buzo conta.

Geleinha de Pinga- Bivó Dorinha


 10 fls de gelatina s/sabor
½ kg de açucar cristalçucar
10 gotas de essencia (anis,hortelã,morango,laranja)a que preferir
½ copo americano de pinga
Anilina da cor que desejar.Dissolver a gelatina em 1 copo de agua fria
Adicionar o açucar a pinga e levar ao fogo para dar o ponto

Ponto:Qdo a geleia cai da colher como espelho e em seguida corta.
Colocar em forma retangular umida e baixa.Levar pra gelar,qdo endurecer salpicar açucar cristal e cortar em quadradinhos.

Obs:Para 2 receitas 5pcts de gelatina em pó = 15c.cha de agua e panela grande pois quando ferve cresce muito.Fogo baixo

Regina BuzoDepto Cultura e Turismo/COMTUR

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Notícias Café com Leite - Regina Buzo conta.

O CAMINHO DA FÉ COMEMORA 8 ANOS...EM 2011

O Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.
A idéia da sua criação ocorreu após um dos organizadores percorrer por duas vezes o conhecido caminho espanhol. Imbuído do propósito de criar algo semelhante no Brasil, convidou alguns amigos aos quais expôs seus planos, tendo recebido pronta acolhida dos mesmos.
Assim, o trio composto por Almiro Grings, Clóvis Tavares de Lima e Iracema Tamashiro e no princípio ajudado por outros amigos voluntários dentre os quais, a Sra. Aparecida de Lourdes Dezena Cabrelon, deram início aos primeiros contatos com prefeituras e paróquias das cidades por onde passaria a trilha.
ASSOCIAÇÃO:
No dia 15/08/2003 foi criada a Associação dos Amigos do Caminho da Fé com sede na cidade de Águas da Prata/SP composta por um Conselho Deliberativo representado pelos prefeitos e uma Diretoria Executiva que presta serviços voluntários.
 A ESCOLHA DOS NOMES:
O nome "Caminho da Fé", para a trilha, bem como o nome "Pousada" que é dado aos locais de pernoite para os peregrinos, foram escolhidos em Assembléia.
ESCOLHA DO TRAJETO:
Com ajuda de um mapa e partindo de Águas da Prata, foi imaginado um caminho que chegasse até Aparecida privilegiando a rota mais lógica e que atendesse ao perfil peregrino, sem interferência política.

O Caminho da Fé foi inaugurado em 11.02.2003 na cidade de Águas da Prata/SP.
Dando continuidade, seu traçado poderá sempre ser alterado, visando agregar outras cidades.

São 497 km. dos quais aproximadamente 300 km. atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, proporcionando momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.
Seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida. Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.
Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade das pousadas e das refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e  de diferentes partes do mundo.
CREDENCIAL
A CREDENCIAL é um documento que o peregrino retira na cidade onde inicia sua trajetória. Esse documento deve ser carimbado nas pousadas ao longo do trajeto e apresentado na Secretaria da Basílica de Aparecida para recebimento do Certificado de Conclusão.

 
Mococa/SP

Plaza Hotel . Tel (19)3656-0103 Rua: Barão de Monte Santo, 794 CEP 13730-230 e-mail:
plazahotelmococa@hotmail.com
São Sebastião da Grama/SP
Silvane - Dunha’s Hotel. Tel: (19)3646-1777 Av. Capitão Joaquim Capelo de Andrade, 445 CEP13790-000 email:
atendimento@dunhashotel.com.br
 
Descalvado/SP

Hotel Descalvado. Tel: (19)3583-1681 R. Barão de Descalvado, 415 - CEP 13690-000  e-mail:
descalvado@terra.com.br
Cravinhos
CAMINHO DA FÉ CRAVINHOS - HOTEL POUSADA GIRASSOL  TELEFONE (16) 3951-8176 - AV MANOEL GOMES DOS SANTOS Nº 1725

Dúvidas: Secretaria de Cultura  e-mail:
fernanda@cravinhos.sp.gov.br
Tambaú/SP
Edilson  Departamento Municipal de Turismo   Tel. (19) 3673-2503  Pça. Padre Donizetti, 41  de segunda a sexta das 06h30 às 17h00  aos sábados, domingos e feriados  das 06h30 às 14h00  e-mail:
seturtambau@strnet.com.br
Águas da Prata/SP
Associação dos Amigos do Caminho da Fé, das 11 às 20h. Av. Washington Luiz, 347  Tel.(19) 3642-2751  e-mail:
contato@caminhodafe.com.br  Siga as setas amarelas a partir do terminal rodoviário (poste e chão)
São João da Boa Vista
Magnólia Hotel (Bairro do Rosário) (19) 3623-3059

 

Andradas/MG

Palace Hotel.  Tel. (35)3731-6000  R. Augusto Marcondes, 101 – Centro CEP 37795-000

 

Ouro Fino/MG

Casa do Peregrino  Tel. 35 9954-7223 / (35) 3441-5618 / 3441-7223 R. Major Sebastião Pires, 238 - Ao lado da  Agência Banco do Brasil - CEP37570-000
Inconfidentes/MG
Bar do Maurão. Tel. (35) 3464-1028 Entrada da cidade e-mail:
bardomaurao@hotmail.com
 
Tocos do Moji/MG

Prefeitura Tel: (35) 3445-6110 Rejane R.Antonio Mariano da Silva, 36 – Centro

 

Estiva/MG

Pousada do Poka  Tel. (35) 3462-1329  (sobre a padaria Sta.Edwirges) Pça. Francisco Ribeiro Pereira, 164 – Centro CEP 37542-000  e-mail:
pokinha@estivanet.com.br
 
Consolação/MG

R. Ananias Cândido de Almeida, 27  CEP 37670-000 Zélia/ Sueli. Tel. (35) 3656-1217 e-mail:
turismoconsolação@micropéc.com.br
 
Paraisópolis/MG

Pousada da Praça - Tel. (35) 3651-2458 Pç. Pres. Getúlio Vargas, 149  -  CEP 37660-000 ( ao lado da Igreja Matriz) e-mail:
paulo.artur@paraisopolis.com.br
Pousada Casa da Fazenda - Tel. (35) 9932-2029 - 8438-3368 - 6 km após a cidade
São Carlos/SP
Hotel Accácio Tel. (16) 3413-1492 -  3374-9217 Av. São Carlos, 1981 - Centro
São Simão/SP
Hotel São Simão  Tel. (16) 3984-1218 Rua Santa Cruz, 164 - CEP 014200-000
Santa Rosa Viterbo/SP
Fabio Massaro tel (16) 9254-5315 - Ligar antecipadamente
O que levar:
2 mudas de roupas além da que está no corpo (leve e de fácil secagem);
Capa de chuva que cubra também a mochila;
Chinelo;
Material de higiene pessoal (sabonete; creme, escova e fio dental;
papel higiênico, etc.);
Primeiros socorros (esparadrapo, pomada contra assadura,
anti-séptico, etc);
Canivete;
toalha
agulha e linha
cajado como apoio e defesa conta animais hostis
calçado resistente e macio
chapéu de pano com abas tipo pescador
água
protetor solar e repelente
   
Regina Buzo
Depto Cultura e Turismo/COMTUR

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Notícias do Turismo Rural- . Curso de Férias de Equitação

Curso de Férias de Equitação

     Começou nessa segunda-feira, 03 de janeiro 2011 o Curso de Férias de Equitação, com o comparecimento dos alunos já no domingo, as aulas foram iniciada logo na segunda-feira.
     Com um toque de alvorada às 07h00, Celso, o novo administrador da Pousada Santo Antônio, deu oficialmente a partida ao evento. Esse curso é um Soft-Open da pousada que será reinaugurada em junho na festa de Santo Antônio, Santo protetor e que dá nome a fazenda e pousada também. Os alunos em clima de euforia se vestiram a caráter, como solicita o regulamento, e após o café da manhhã seguiram as baias para prepararem os animais.    


Carlos, o professor, explica aos leigos qual o trabalho feito no curso. 

Convidados da passagem de ano, ajudam na montagem da pista para início do curso. 

Nem parece ser pessoa influente no Turismo Rural, a boa vontade em ajudar é  evidente.
 


O tempo parece passar lentamente

Cada passagem é um novo aprendizado.


Tratar bem os animais é um fator muito importante na vida dos dois novos parceiros


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Notícias do Turismo Rural.

 
      A Fazenda e Pousada Santo Antonio recebe representantes do Turismo Rural Paulista para a passagem do Ano Novo!  
Com a professora Graziela ao centro, os convidados brindam a entrada do novo ano! 

      Com toda simplicidade da vida no campo, unida a simpatia do povo do interior, a professora Graziela e sua família, receberam na sua propriedade, Fazenda Santo Antonio em Sabino SP,  alunos de todo estado de São Paulo para a passagem do Ano Novo. Em uma festa regada a música clássica, sertaneja e popular brasileira unidas, o ano de 2010 se foi e 2011 inciou com toda pompa e alegria que deve direcionar os próximos 365 dias.
     A todos aqueles que não puderam estar conosco, num resgate da alegria do curso de Turismo Rural, o nosso Feliz 2011 e que a luz da união ilumine os caminhos dos divulgadores da nossa cultura!

O trabalho coletivo é um marco no Turismo Rural


    

Esperando a hora da passagem para 2011

A viola, representa a música no Turismo Rural.

Representantes de São Carlos registram a festa.

Família paulistana

Campinas e Catanduva marcaram presença no evento.

Simbolo de um novo ano.

Professora Graziela

A mesa decorada com todo requinte que a data exige. 

A experiência de vida, unida a matriarca da Família.


a diversão "a moda rural" fez parte do evento.



A ""fézinha na sorte"" não poderia faltar

Os frutos representam a fartura desejada para o ano que se inicia.