quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Adolescentes passeiam pelo "Roteiro do Café."


 

Roteiro do Café


Antigo terreiro de café e ao fundo a sede da Fazenda Tozan (Monte D'Este)

    Adolescentes da região de Campinas estiveram ontem (19/01) conhecendo o Roteiro do Café, passeio esse que mostra ao turista uma pequena parcela da história de Campinas e da influência da lavoura de café para a região. Com passagem pelos principais pontos com referências ao café, como a Estação Guanabara, antiga parada de trens da Companhia Mogiana, Instituto Agronômico de Campinas, fundado por D. Pedro II no final do século XIX e com expressiva pesquisas na lavoura do café o roteiro termina em uma autentica fazenda produtora de café.

Aproximadamente 250 adolescentes participaram do evento.   

     A Fazenda Tozan, antiga Fazenda Ponte Alta datada de 1798 e administrada desde 1927 pela família Iwasaki, fundadores do grupo Mitsubishi, é um referencial do ciclo do café em nossa região.



A curiosidade sobre o desconhecido, máquinas do século passado no museu.

    Os adolescentes tiveram a oportunidade de visitar o museu da fazenda, com maquinários destinados a lida do café e de outras culturas, desde que a propriedade foi adquirida pelo grupo, também viram casas de colonia usadas pelo agricultores  na década de 1950, uma antiga senzala adaptada para este fim.
Pequeno torrador de café e ao lado amostra de como o grão sai das máquinas de beneficiamento.

   O mais emocionante foi poder passar algumas horas em uma área rural onde o verde predomina.
    Esse roteiro foi criado pelo Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas, mas o passeio pela fazenda Tozan pode ser agendado diretamente.  
um dos meios de comunicação de outrora (o sino) sendo experimentado pela geração cibernética.

Paisagem rural para deleite da garotada.

As matas que tanto fazem falta em nosso dia a dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário