O projeto LUGARES DE APRENDER: A ESCOLA SAI DA ESCOLA
Tem como objetivo promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo, e foi concebido em acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP.
Para tanto, os professores receberão orientações por meio de material de apoio pedagógico, denominado Subsídios para o Desenvolvimento de Projetos Didáticos. Apresentam uma seqüência de atividades para o ensino de disciplinas curriculares, entre as quais a de visita a uma instituição cultural, centradas em eixos temáticos presentes na proposta curricular das séries e algumas disciplinas. Os projetos foram definidos para cinco segmentos da escolaridade básica, cada um com seu respectivo eixo temático: • 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental – Os seres vivos diante das estrelas • 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental – Heranças Culturais • 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental – Espaços, Tempos e Obras • 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental – Patrimônio, Expressões e Produções • 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio – Séculos, Contextos e Transformações Justificativa O Estado de São Paulo, em especial sua capital, oferece uma infinidade de opções culturais à população. Contudo, grande parte dos alunos da escola pública não tem acesso a elas e, muitas vezes, até desconhecem sua existência. Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam esses locais, como também que a eles tenham acesso. Dessa forma, tendo em vista uma formação plural, este projeto oferece oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam os equipamentos culturais disponíveis na cidade de São Paulo. Nessa perspectiva de trabalho da escola com a arte e a cultura, o trabalho do professor, responsável pela mediação do aluno com o conhecimento, será apoiado por materiais pedagógicos que reforcem a intencionalidade das experiências no âmbito cultural, articulando os conteúdos de diferentes áreas curriculares com os objetos socioculturais, fenômenos naturais e outras fontes de conhecimento com as quais os alunos irão interagir em suas visitas. |
Objetivos
• Proporcionar aos alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual o contato direto com diferentes instituições e espaços culturais.
• Produzir e oferecer textos e orientações aos educadores das Diretorias de Ensino da COGSP (Capital), sugerindo novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares, por meio de projetos didáticos nos quais a visitação a instituições e espaços de cultura está articulada a outras atividades de aprendizagem. Resultados Esperados • Dinamização do trabalho docente com a realização de projetos didáticos correlacionados ao currículo escolar e às experiências desenvolvidas nas instituições e espaços culturais. • Ampliação e aprofundamento da aprendizagem dos alunos pela apropriação de conteúdos de disciplinas das áreas científicas, de arte e de comunicação lingüística, proporcionados nas visitas às instituições culturais. • Ampliação do universo cultural de alunos e professores. • Valorização do patrimônio cultural da cidade. • Compreensão e respeito às diferenças culturais de grupos e povos. • Formação de público de visitação a instituições e espaços culturais, decorrente do desenvolvimento do interesse de alunos e professores pela apropriação de bens culturais.
Imprensa
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Material Pedagógico
O material pedagógico produzido para apoiar os educadores no planejamento, exploração e utilização pedagógica das visitas a instituições e a espaços culturais é formado por subsídios para o desenvolvimento de projetos didáticos, elaborados para cada segmento, de acordo com as disciplinas, temas transversais e eixos temáticos estabelecidos. Apresentam uma justificativa da importância do tema a ser tratado, situando-o na proposta curricular; os objetivos do trabalho; a identificação do que se espera que os alunos aprendam; o produto a ser apresentado ao final das atividades de aprendizagem e as etapas de seu desenvolvimento.
A visita à instituição cultural é uma das situações de aprendizagem desse conjunto de atividades. Horizontes Culturais – Lugares de Aprender: publicação com três textos iniciais para reflexão sobre a experiência de visitação às instituições, complementados por um conjunto de informações sobre museus, centros culturais, institutos, memoriais, parques, jardins e outros espaços de conhecimento cultural na cidade. Lugares de Aprender: produção de vídeos sobre as instituições culturais participantes do projeto, contendo informações sobre a instituição e seu acervo/objeto de trabalho. Cada vídeo tem duração de 4 a 8 minutos por instituição.
condor
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INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PROJETO EM 2011
Bosque/Zoológico Municipal de São José do Rio Preto
Capela do Morumbi Casa da Cultura Galeria Leonello Berti (MARP) de Ribeirão Preto Casa da Cultura Euclides da Cunha - S J Rio Pardo Casa da Cultura Marcello Grassmann - São Simão Casa das Rosas Casa de Cultura Hermann Müller Carioba - Americana Casa do Bandeirante Casa do Grito/Monumento à Independência Casa do Tatuapé Casa Guilherme de Almeida Casa Modernista Catavento Cultural e Educacional Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB Centro Cultural São Paulo - CCSP Centro da Cultura Judaica Centro de Ciências de Araraquara Centro de Museologia Antropologia e Arqueologia - Presidente Prudente Centro Integrado de Ciência e Cultura - CICC - São José do Rio Preto Centro Universitário Maria Antonia Cientec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP Cinemateca Complexo da Cachoeira/Memorial do Tietê Estação Ciências de Itatiba Estação Pinacoteca Fazenda Capoava Fazenda Nova Fazenda Pilão D'Água - Itapeva Fazenda Pinhal Fazenda Santo Antonio da Água Limpa - Mococa Fundação Cultural Ema Gordon Klabin Fundação Maria Luisa e Oscar Americano Horto Municipal de Lins Instituto Butantan Instituto Cultural Itaú Instituto Moreira Salles Instituto Tomie Ohtake Jardim Botânico do IBB UNESP - Botucatu Jardim Zoobotânico de Franca MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo MAPA - Museu de Arte Primitiva - Assis Memória do Gás Memorial da América Latina Memorial da Resistência de São Paulo Museu Ruy Menezes Museu Afro Brasil Museu Barão de Mauá Museu Brasileiro da Escultura - Mube Museu Casa de Portinari - Brodoswki Museu da Casa Brasileira Museu da Energia de Itu Museu da Energia de Jundiaí Museu da Energia de São Paulo Museu da Energia Usina Parque de Salesópolis Museu da Energia Usina Parque do Corumbataí Museu da Imagem e do Som Museu da Língua Portuguesa Museu de Anatomia - Botucatu Museu de Arte Contemporânea de Caraguatatuba - MAAC Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins - Botucatu Museu de Arte de Ribeirão Preto - MARP Museu de Arte Sacra de Iguape Museu de Arte Sacra de São Paulo Museu de Arte Sacra dos Jesuítas - Embú Museu de Artrópodes - UNESP - Botucatu Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Jóias da Natureza - São Vicente Museu de Paleontologia de Marília Museu do Café da Fazenda Lageado - Botucatu Museu do Café de Santos Museu do Ferroviário Agenor Francisco Felizardo - Assis Museu do Folclore de São José dos Campos Museu do Futebol Museu do Telefone de Bragança Paulista Museu dos Transportes Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP - Campinas Museu Histórico e Arqueológico de Iguape Museu Histórico e Pedagógico de Marília Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire - Tupã Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes - Piracicaba Museu Histórico Municipal “Manoel Francisco de Oliveira" - Álvares Machado Museu Histórico Paulo Setúbal - Tatuí Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato - Taubaté Museu Interativo de Ciências - Franca Museu Lasar Segall Museu Luiz de Queiroz Museu Memória Regional - Rosana Museu Municipal Edward Coruripe Costa - Votuporanga Museu Municipal Oswaldo Russomano - Bragança Paulista Museu Municipal Pedro Laragnoit - Miracatu Museu Paulista da USP Museu Rio Pardense - S J Rio Pardo Observatório Didático de Astronomia de Bauru Observatório Municipal de Astronomia - Franca Paço das Artes Palácio do Horto Palácio dos Bandeirantes Parque do Mirante - Piracicaba Parque Ecológico do Guarapiranga Parque Ecológico do Tietê Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Engordador Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Pedra Grande Parque Estadual do Juquery (PEJ) Parque Estadual do Morro do Diabo - Teodoro Sampaio Parque Rocha Moutonnèe Parque Zoológico Municipal - Piracicaba Pavilhão das Culturas Brasileiras Pinacoteca Anderson Fabiano e Museu Histórico - Taubaté Pinacoteca Benedicto Calixto Pinacoteca do Estado de São Paulo Pinacoteca Municipal Miguel Dutra - Piracicaba Planetário Planetário de Itatiba Quilombo Cangume Reserva Biológica Burle Marx - Guarulhos SESC - Araraquara SESC - Bauru SESC - Belenzinho SESC - Bertioga SESC - Campinas SESC - Interlagos SESC - Itaquera SESC - Osasco SESC - Pinheiros SESC - Piracicaba SESC - Pompéia SESC - Ribeirão Preto SESC - Rio Preto SESC - Santo André SESC - Santos SESC - São Carlos SESC - São José dos Campos SESC - Taubaté SESC - Vila Mariana Sítio da Ressaca Sítio Morrinhos Sitio Santo Antonio Sítio São João - São Carlos Solar da Marquesa de Santos e Casa da Imagem Zoológico Municipal de Guarulhos http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Lugares%20de%20Aprender/lugares_aprender.aspx |
Regina Buzo
Presidente ComTur Mococa
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