Surge um novo roteiro do Turismo Rural no estado de São Paulo.
Com um almoço de confraternização, realizado na fazenda São Joaquim, em Colina, oeste do estado, foi dado o sinal de partida para mais um roteiro rural. A participação das professoras do curso de Turismo Rural, SENAR , Ângela Barbieri Nigro, Graziela Sabino Grecco e convidados, foi marcante para dar início a essa magnífica missão de recosntruir a tradição de nosso povo. Hábitos esquecidos em nosso dia a dia, estão sendo resgatados, o passeio na Fazenda da Vovó é relembrado em conjunto com a farta mesa de comidas típicas da região, embalado ao som da viola caipira e das lembrancinhas produzidas por artesãos que moram no campo. A Fazenda São Joaquim , propriedade rural do século passado, foi o palco do acontecimento, administrada por Beth Guarnieri e apoiada pela sua fiel escudeira Silvia entre outros. Que seja o primeiro de muitos.
Prof . Ângela, Celso, (filho da Graziela) Sílvia , Beth e a prof. Graziela , em foto para a posteridade.
Passeio de trole, resgate de tradições.
http://www.recantosaojoaquim.blogspot.com
História de Colina
Capital Nacional do Cavalo
Nos anos anteriores a emancipação, em 1926, o que a história registra é uma verdadeira luta de desbravamento promovida pelas primeiras famílias que aqui chegaram ao final do século XIX. Por volta de 1900, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que já estendera seus trilhos até Bebedouro, dependia de verba para aquisição do leito ferroviário ao longo do trecho Bebedouro - Barretos.
Cel. José Venâncio Dias
José Venâncio Dias, proprietário de uma fazenda aqui localizada, de nome "Colina", que tinha terras extensas cobertas por matas, se apressou e foi à Campinas oferecer gratuitamente a faixa de terras que fosse necessária. Diante da oferta um dos diretores perguntou: "O que espera o coronel ganhar com esta doação? José Venâncio respondeu: "Desejo ouvir o apito de um trem, anúncio sonoro de um progresso para toda a nossa região".O negócio foi fechado e a terra foi doada. Cinco anos depois o coronel, sentado à varanda de sua fazenda, ouvia apitar o primeiro trem com destino a Barretos.
As fazendas, que se estendiam por toda a região, pertenciam ao Município de Barretos. A Fazenda Collina, constava de três partes: Baixada (atual centro da cidade), Baixadinha (parte da Pedreira, Cohab 2, Cemitério e fundos) e Cabaças (hoje Estação Experimental de Zootecnia). José Venâncio loteou o retângulo compreendido entre as Avenidas 15 de Novembro (hoje rua Antônio Paulo de Miranda), a Rua 13 de Maio e Barão do Rio Branco (Av. Antenor Junqueira Franco) a Av. Conselheiro Antônio Prado (Moacir Vizzoto). Os lotes, demarcados por João Massarela, ex-engenheiro da Paulista, foram vendidos pelo corretor Teodorico, a preços acessíveis e condições facilitadas.
O arraial foi nascendo com sua zona residencial na parte alta, e na parte baixa a área comercial. Antônio Junqueira Franco fundou uma Casa Bancária. Em dez anos, a área do ramal estava desbravada e vastas áreas de café foram surgindo por toda parte.
A primeira casa , 1903 , serviu de hospedaria a tropeiros , comerciantes e viajantes em geral
A primeira casa de Colina foi efetivamente a de José Fabri, que veio a cidade em 1903. Ela ficava na atual esquina da Av. Dr. Manoel P. Fernandes com a Rua 13 de Maio, servindo de pouso para carreiros, tropeiros, meeiros e outros viajantes. Teodorico, o corretor, construiu a segunda, seguida pelos barracões de zinco e casas de tijolos.
Origem do Nome
As colinas que cercam a área de terra que foi doada pelo fundador da cidade Cel. José Venâncio e que formavam a Fazenda Colina.
Santo Padroeiro
São José - 19 de Março
Datas Históricas mais importantes
21/04 - Fundação
Julho - Festa do Cavalo
Outras informações complementares
A Festa do Cavalo é realizada anualmente durante o mês de julho, no Recinto de Exposições Mario de Felício. É um evento que atrai turistas de todo o Brasil, cavalheiros e ginetes de renome nacional e internacionai para as competições hípicas que aqui acontecem.
Fonte:- http://www.achetudoeregiao.com.br/SP/colina/historia.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário