Bom dia guias!
Essa matéria apesar de ser direcionada mais para
uma entrevista de emprego é também uma apresentação pessoal. Essa apresentação
ocorre em nosso trabalho todos os dias, espero que seja útil de alguma forma.
Abraços
Luis Carlos M. Negri
Como causar a melhor impressão em 5 minutos!
Conselhos de coachings para passar uma boa imagem de si mesma em um evento de negócios ou entrevista de emprego
Você precisa se preparar para uma entrevista de emprego, uma
apresentação para o cliente, um almoço de negócios e lá vem aquele monte de
dúvidas na cabeça: o que vestir, como me apresentar, o que devo dizer? Causar
uma ótima primeira impressão em tão pouco tempo nem sempre é fácil, mas seguindo
os conselhos dos especialistas que consultamos vai ficar bem mais simples
impressionar o outro e passar uma boa imagem de si mesmo em apenas cinco
minutos.
“Existem estratégias para que mais pessoas gostem da gente. A
técnica principal é gerar um estado de receptividade. Quando o outro sente, vê,
gosta de você, fica mais aberto para ouvir e trocar informações”, afirma o
psicoterapeuta e especialista em gestão de pessoas José Roberto Marques,
presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.
Mas isso tem que ser rápido. De acordo com a coaching Maria Tereza
Gomes, professora de gestão de pessoas da FIA (Fundação Instituto de
Administração), você não tem só cinco minutos para causar uma boa impressão. Tem
apenas alguns segundos. “A
pessoa olha para você e já forma um pré-conceito. É claro que, depois,
com a conversa e a apresentação, aquela boa ou má impressão pode se confirmar ou
não”, afirma.
Para fazer sucesso em qualquer ocasião, siga as dicas e faça
bonito na próxima entrevista ou reunião de negócios.
Foto: Getty
Images
Em uma entrevista
de emprego ou evento de negócios, o visual não pode chamar mais atenção do que o
que tem a dizer
1. Adeque o
vestuário
Antes de escolher o que vai vestir, reflita sobre o que a situação pede. Se vai ministrar uma palestra, procure uma roupa discreta, para que o visual não chame mais atenção do que aquilo que você vai dizer. Se vai a uma entrevista de emprego, é claro que uma saia curta não é a melhor opção. “Tudo depende do cargo que está pleiteando, da cultura da empresa, se é uma situação mais formal ou informal”, diz a especialista em gestão de pessoas Maria Tereza Gomes. Vista-se bem, de acordo com sua personalidade, mas respeitando a cultura da empresa.
Antes de escolher o que vai vestir, reflita sobre o que a situação pede. Se vai ministrar uma palestra, procure uma roupa discreta, para que o visual não chame mais atenção do que aquilo que você vai dizer. Se vai a uma entrevista de emprego, é claro que uma saia curta não é a melhor opção. “Tudo depende do cargo que está pleiteando, da cultura da empresa, se é uma situação mais formal ou informal”, diz a especialista em gestão de pessoas Maria Tereza Gomes. Vista-se bem, de acordo com sua personalidade, mas respeitando a cultura da empresa.
2. Seja discreto na maquiagem e acessórios Na maioria das vezes, a pessoa vai acertar se permanecer
na linha do equilíbrio, ou seja, nem maquiagem demais, nem de menos.
Procure um visual bonito e discreto, sem carregar em sombra e brilho. O mesmo
vale para os acessórios muito chamativos, como brincos grandes e pulseiras
barulhentas, que devem ser evitados. Um cuidado especial precisa ser dado às
unhas e ao cabelo, que deve estar sempre bem penteado e escovado. Também não
exagere no perfume. “As pessoas não podem ficar impactadas pelo seu cabelo ou
pela sombra colorida. Aposte num visual discreto”, diz Maria Tereza.3. Ajuste-se ao outro É preciso ser um espelho do outro para se aproximar
mais facilmente dele. Por isso, ajuste
sua postura com a do seu interlocutor. Se ele é mais discreto, seja
também. Se faz muitos gestos, gesticule mais. O mesmo vale para o tom de voz.
“As pessoas se reconhecem umas nas outras. Quanto mais você se parecer com o
outro, mais terá a possibilidade de trocar informações”, indica José Roberto
Marques, presidente do Instituto Brasileiro de
Coaching.
4. O corpo fala A linguagem corporal é superimportante para causar uma
boa primeira impressão, pois nosso corpo e nossos gestos passam uma série de
mensagens subliminares que a pessoa capta, sem nem perceber. Por isso, nada
de sentar-se muito relaxada, com as costas curvadas ou em cima das
pernas. Procure manter-se com uma postura ereta, mas sem ser muito
rígida, como um robô.
5. Estabeleça contato visual Segundo o psicoterapeuta e especialista em gestão de
pessoas José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching,
55% da comunicação é não-verbal. Isso significa que o corpo fala por si só. “O
maior poder do não-verbal está no olhar. Os olhos refletem o seu estado
interno. Olhar
nos olhos demonstra estado de equilíbrio”, diz
ele.
6. Faça o diálogo fluir O ritmo da conversa também é importante para fazer o
diálogo fluir bem. Perceba a velocidade que o seu interlocutor
usa para formular as frases e procure seguir o mesmo ritmo. Observe
também se ele é do tipo que gosta de mais detalhes ou se prefere a objetividade,
e vá conduzindo a conversa pelo caminho do seu ouvinte. “Evite falar demais ou
não falar nada. Tente balancear. Também não monopolize a conversa, falando sem
parar o tempo todo”, indica a professora Maria Tereza.
7. Nada de decoreba Se tiver uma apresentação de negócios ou mesmo uma
entrevista de emprego, nada de ficar decorando frases. Procure
conhecer antecipadamente o assunto e demonstrar conhecimento sobre o que
diz. “Também é preciso sentir as palavras. Quando a gente sente o que
fala, vive aquele assunto, fica conectado naquilo que está falando. Isso
demonstra firmeza e passa uma sensação de autenticidade para quem está ouvindo”,
aconselha Marques.
8. Seja um bom ouvinte Isso sempre causa uma impressão fantástica. Demonstre
interesse pelo o que o outro fala, dando a maior atenção possível. O
coaching José Roberto Marques indica até uma técnica para isso: usar a
recapitulização. Ou seja, você resume o que o outro disse e expande o diálogo,
acrescentando a sua colocação e mencionando o que você acredita sobre aquele
assunto.
9. Perceba a receptividade Antes de sair por aí falando sobre si ou tentanto
vender alguma coisa, perceba se o outro está disponível para ouvir você. Se está
em um coquetel após um workshop, por exemplo, e quer se apresentar para um
possível cliente, observe
se a pessoa está receptiva. “Tudo tem a hora certa, o momento certo de
vender, de trocar cartão, de agendar uma reunião. Não dá para chegar querendo
mostrar o portfólio”, aconselha Maria Tereza.
10. Sorriso e gentileza ganham pontos Procure
ser gentil e sorrir de vez em quando para demonstrar simpatia. Fique
atento também ao trato com as pessoas ao seu redor. Se está aguardando na
recepção de uma empresa, cumprimente a recepcionista, mostre educação e
gentileza com a copeira que vem lhe trazer um
cafezinho.
11. Nada de ressentimentos Seja em uma entrevista de emprego ou em uma
apresentação para o cliente, jamais fale mal do antigo chefe ou da
concorrência. Fale sempre das coisas boas que aprendeu na empresa
anterior ou dos pontos fortes do produto ou serviço que está representando. Isso
demonstra uma postura ética e profissional.
12. Outras dicas preciosas• Chegue no horário. A pontualidade demonstra consideração por aquele evento ou
reunião.
• Cumprimente com um aperto de mão firme, montrando equilíbrio e confiança.
• Chame as pessoas pelo nome. Assim, elas se sentirão importantes para você.
• Cuidado com o vocabulário. Dependendo do ambiente, evite gírias ou palavras rebuscadas demais.
• Não se disperse. Procure manter sempre o foco da conversa.
• Cuidado com o tom de voz: muito alto pode cansar quem está ouvindo, muito baixo pode dispersar a atenção do ouvinte.
• Policie-se para evitar tiques e palavras repetitivas como 'hã', 'né',' tá'.
• Cumprimente com um aperto de mão firme, montrando equilíbrio e confiança.
• Chame as pessoas pelo nome. Assim, elas se sentirão importantes para você.
• Cuidado com o vocabulário. Dependendo do ambiente, evite gírias ou palavras rebuscadas demais.
• Não se disperse. Procure manter sempre o foco da conversa.
• Cuidado com o tom de voz: muito alto pode cansar quem está ouvindo, muito baixo pode dispersar a atenção do ouvinte.
• Policie-se para evitar tiques e palavras repetitivas como 'hã', 'né',' tá'.
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