segunda-feira, 19 de março de 2012

Notícias da Fazenda - Regina Buzo conta!





O projeto LUGARES DE APRENDER: A ESCOLA SAI DA ESCOLA


Tem como objetivo promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo, e foi concebido em acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP.

Para tanto, os professores receberão orientações por meio de material de apoio pedagógico, denominado Subsídios para o Desenvolvimento de Projetos Didáticos. Apresentam uma seqüência de atividades para o ensino de disciplinas curriculares, entre as quais a de visita a uma instituição cultural, centradas em eixos temáticos presentes na proposta curricular das séries e algumas disciplinas.

Os projetos foram definidos para cinco segmentos da escolaridade básica, cada um com seu respectivo eixo temático:
• 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental – Os seres vivos diante das estrelas
• 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental – Heranças Culturais
• 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental – Espaços, Tempos e Obras
• 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental – Patrimônio, Expressões e Produções
• 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio – Séculos, Contextos e Transformações


Justificativa

O Estado de São Paulo, em especial sua capital, oferece uma infinidade de opções culturais à população. Contudo, grande parte dos alunos da escola pública não tem acesso a elas e, muitas vezes, até desconhecem sua existência.

Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam esses locais, como também que a eles tenham acesso. Dessa forma, tendo em vista uma formação plural, este projeto oferece oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam os equipamentos culturais disponíveis na cidade de São Paulo.

Nessa perspectiva de trabalho da escola com a arte e a cultura, o trabalho do professor, responsável pela mediação do aluno com o conhecimento, será apoiado por materiais pedagógicos que reforcem a intencionalidade das experiências no âmbito cultural, articulando os conteúdos de diferentes áreas curriculares com os objetos socioculturais, fenômenos naturais e outras fontes de conhecimento com as quais os alunos irão interagir em suas visitas.




Objetivos


• Proporcionar aos alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual o contato direto com diferentes instituições e espaços culturais.

• Produzir e oferecer textos e orientações aos educadores das Diretorias de Ensino da COGSP (Capital), sugerindo novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares, por meio de projetos didáticos nos quais a visitação a instituições e espaços de cultura está articulada a outras atividades de aprendizagem.


Resultados Esperados
• Dinamização do trabalho docente com a realização de projetos didáticos correlacionados ao currículo escolar e às experiências desenvolvidas nas instituições e espaços culturais.

• Ampliação e aprofundamento da aprendizagem dos alunos pela apropriação de conteúdos de disciplinas das áreas científicas, de arte e de comunicação lingüística, proporcionados nas visitas às instituições culturais.

• Ampliação do universo cultural de alunos e professores.

• Valorização do patrimônio cultural da cidade.

• Compreensão e respeito às diferenças culturais de grupos e povos.

• Formação de público de visitação a instituições e espaços culturais, decorrente do desenvolvimento do interesse de alunos e professores pela apropriação de bens culturais.


Imprensa

Material Pedagógico


O material pedagógico produzido para apoiar os educadores no planejamento, exploração e utilização pedagógica das visitas a instituições e a espaços culturais é formado por subsídios para o desenvolvimento de projetos didáticos, elaborados para cada segmento, de acordo com as disciplinas, temas transversais e eixos temáticos estabelecidos. Apresentam uma justificativa da importância do tema a ser tratado, situando-o na proposta curricular; os objetivos do trabalho; a identificação do que se espera que os alunos aprendam; o produto a ser apresentado ao final das atividades de aprendizagem e as etapas de seu desenvolvimento.

A visita à instituição cultural é uma das situações de aprendizagem desse conjunto de atividades.

Horizontes Culturais – Lugares de Aprender: publicação com três textos iniciais para reflexão sobre a experiência de visitação às instituições, complementados por um conjunto de informações sobre museus, centros culturais, institutos, memoriais, parques, jardins e outros espaços de conhecimento cultural na cidade. Lugares de Aprender: produção de vídeos sobre as instituições culturais participantes do projeto, contendo informações sobre a instituição e seu acervo/objeto de trabalho. Cada vídeo tem duração de 4 a 8 minutos por instituição.


condor

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PROJETO EM 2011


Bosque/Zoológico Municipal de São José do Rio Preto
Capela do Morumbi
Casa da Cultura Galeria Leonello Berti (MARP) de Ribeirão Preto
Casa da Cultura Euclides da Cunha - S J Rio Pardo
Casa da Cultura Marcello Grassmann - São Simão
Casa das Rosas
Casa de Cultura Hermann Müller Carioba - Americana
Casa do Bandeirante
Casa do Grito/Monumento à Independência
Casa do Tatuapé
Casa Guilherme de Almeida
Casa Modernista
Catavento Cultural e Educacional
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
Centro Cultural São Paulo - CCSP
Centro da Cultura Judaica
Centro de Ciências de Araraquara
Centro de Museologia Antropologia e Arqueologia - Presidente Prudente
Centro Integrado de Ciência e Cultura - CICC - São José do Rio Preto
Centro Universitário Maria Antonia
Cientec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP
Cinemateca
Complexo da Cachoeira/Memorial do Tietê
Estação Ciências de Itatiba
Estação Pinacoteca
Fazenda Capoava
Fazenda Nova
Fazenda Pilão D'Água - Itapeva
Fazenda Pinhal
Fazenda Santo Antonio da Água Limpa - Mococa
Fundação Cultural Ema Gordon Klabin
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
Horto Municipal de Lins
Instituto Butantan
Instituto Cultural Itaú
Instituto Moreira Salles
Instituto Tomie Ohtake
Jardim Botânico do IBB UNESP - Botucatu
Jardim Zoobotânico de Franca
MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo
MAPA - Museu de Arte Primitiva - Assis
Memória do Gás
Memorial da América Latina
Memorial da Resistência de São Paulo
Museu Ruy Menezes
Museu Afro Brasil
Museu Barão de Mauá
Museu Brasileiro da Escultura - Mube
Museu Casa de Portinari - Brodoswki
Museu da Casa Brasileira
Museu da Energia de Itu
Museu da Energia de Jundiaí
Museu da Energia de São Paulo
Museu da Energia Usina Parque de Salesópolis
Museu da Energia Usina Parque do Corumbataí
Museu da Imagem e do Som
Museu da Língua Portuguesa
Museu de Anatomia - Botucatu
Museu de Arte Contemporânea de Caraguatatuba - MAAC
Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins - Botucatu
Museu de Arte de Ribeirão Preto - MARP
Museu de Arte Sacra de Iguape
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Museu de Arte Sacra dos Jesuítas - Embú
Museu de Artrópodes - UNESP - Botucatu
Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Jóias da Natureza - São Vicente
Museu de Paleontologia de Marília
Museu do Café da Fazenda Lageado - Botucatu
Museu do Café de Santos
Museu do Ferroviário Agenor Francisco Felizardo - Assis
Museu do Folclore de São José dos Campos
Museu do Futebol
Museu do Telefone de Bragança Paulista
Museu dos Transportes
Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP - Campinas
Museu Histórico e Arqueológico de Iguape
Museu Histórico e Pedagógico de Marília
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire - Tupã
Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes - Piracicaba
Museu Histórico Municipal “Manoel Francisco de Oliveira" - Álvares Machado
Museu Histórico Paulo Setúbal - Tatuí
Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato - Taubaté
Museu Interativo de Ciências - Franca
Museu Lasar Segall
Museu Luiz de Queiroz
Museu Memória Regional - Rosana
Museu Municipal Edward Coruripe Costa - Votuporanga
Museu Municipal Oswaldo Russomano - Bragança Paulista
Museu Municipal Pedro Laragnoit - Miracatu
Museu Paulista da USP
Museu Rio Pardense - S J Rio Pardo
Observatório Didático de Astronomia de Bauru
Observatório Municipal de Astronomia - Franca
Paço das Artes
Palácio do Horto
Palácio dos Bandeirantes
Parque do Mirante - Piracicaba
Parque Ecológico do Guarapiranga
Parque Ecológico do Tietê
Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Engordador
Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Pedra Grande
Parque Estadual do Juquery (PEJ)
Parque Estadual do Morro do Diabo - Teodoro Sampaio
Parque Rocha Moutonnèe
Parque Zoológico Municipal - Piracicaba
Pavilhão das Culturas Brasileiras
Pinacoteca Anderson Fabiano e Museu Histórico - Taubaté
Pinacoteca Benedicto Calixto
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Pinacoteca Municipal Miguel Dutra - Piracicaba
Planetário
Planetário de Itatiba
Quilombo Cangume
Reserva Biológica Burle Marx - Guarulhos
SESC - Araraquara
SESC - Bauru
SESC - Belenzinho
SESC - Bertioga
SESC - Campinas
SESC - Interlagos
SESC - Itaquera
SESC - Osasco
SESC - Pinheiros
SESC - Piracicaba
SESC - Pompéia
SESC - Ribeirão Preto
SESC - Rio Preto
SESC - Santo André
SESC - Santos
SESC - São Carlos
SESC - São José dos Campos
SESC - Taubaté
SESC - Vila Mariana
Sítio da Ressaca
Sítio Morrinhos
Sitio Santo Antonio
Sítio São João - São Carlos
Solar da Marquesa de Santos e Casa da Imagem
Zoológico Municipal de Guarulhos


http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Lugares%20de%20Aprender/lugares_aprender.aspx


 
Regina Buzo
Presidente ComTur Mococa

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