quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Colina SP- Capital Nacional do Cavalo


Surge um novo roteiro do Turismo Rural no estado de São Paulo.








Com um almoço de confraternização, realizado na fazenda São Joaquim, em Colina, oeste do estado, foi dado o sinal de partida para mais um roteiro rural. A participação das professoras do curso de Turismo Rural, SENAR , Ângela Barbieri Nigro, Graziela Sabino Grecco e convidados, foi marcante para dar início a essa magnífica missão de recosntruir a tradição de nosso povo. Hábitos esquecidos em nosso dia a dia, estão sendo resgatados, o passeio na Fazenda da Vovó é relembrado em conjunto com a farta mesa de comidas típicas da região, embalado ao som da viola caipira e das lembrancinhas produzidas por artesãos que moram no campo. A Fazenda São Joaquim , propriedade rural do século passado, foi o palco do acontecimento, administrada por Beth Guarnieri e apoiada pela sua fiel escudeira Silvia entre outros. Que seja o primeiro de muitos.

Prof . Ângela, Celso, (filho da Graziela) Sílvia , Beth e a prof. Graziela , em foto para a posteridade.


Passeio de trole, resgate de tradições.

http://www.recantosaojoaquim.blogspot.com

História de Colina


Capital Nacional do Cavalo




Nos anos anteriores a emancipação, em 1926, o que a história registra é uma verdadeira luta de desbravamento promovida pelas primeiras famílias que aqui chegaram ao final do século XIX. Por volta de 1900, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que já estendera seus trilhos até Bebedouro, dependia de verba para aquisição do leito ferroviário ao longo do trecho Bebedouro - Barretos.


Cel. José Venâncio Dias


José Venâncio Dias, proprietário de uma fazenda aqui localizada, de nome "Colina", que tinha terras extensas cobertas por matas, se apressou e foi à Campinas oferecer gratuitamente a faixa de terras que fosse necessária. Diante da oferta um dos diretores perguntou: "O que espera o coronel ganhar com esta doação? José Venâncio respondeu: "Desejo ouvir o apito de um trem, anúncio sonoro de um progresso para toda a nossa região".O negócio foi fechado e a terra foi doada. Cinco anos depois o coronel, sentado à varanda de sua fazenda, ouvia apitar o primeiro trem com destino a Barretos.
As fazendas, que se estendiam por toda a região, pertenciam ao Município de Barretos. A Fazenda Collina, constava de três partes: Baixada (atual centro da cidade), Baixadinha (parte da Pedreira, Cohab 2, Cemitério e fundos) e Cabaças (hoje Estação Experimental de Zootecnia). José Venâncio loteou o retângulo compreendido entre as Avenidas 15 de Novembro (hoje rua Antônio Paulo de Miranda), a Rua 13 de Maio e Barão do Rio Branco (Av. Antenor Junqueira Franco) a Av. Conselheiro Antônio Prado (Moacir Vizzoto). Os lotes, demarcados por João Massarela, ex-engenheiro da Paulista, foram vendidos pelo corretor Teodorico, a preços acessíveis e condições facilitadas.
O arraial foi nascendo com sua zona residencial na parte alta, e na parte baixa a área comercial. Antônio Junqueira Franco fundou uma Casa Bancária. Em dez anos, a área do ramal estava desbravada e vastas áreas de café foram surgindo por toda parte.

A primeira casa , 1903 , serviu de hospedaria a tropeiros , comerciantes e viajantes em geral


A primeira casa de Colina foi efetivamente a de José Fabri, que veio a cidade em 1903. Ela ficava na atual esquina da Av. Dr. Manoel P. Fernandes com a Rua 13 de Maio, servindo de pouso para carreiros, tropeiros, meeiros e outros viajantes. Teodorico, o corretor, construiu a segunda, seguida pelos barracões de zinco e casas de tijolos.

Origem do Nome

As colinas que cercam a área de terra que foi doada pelo fundador da cidade Cel. José Venâncio e que formavam a Fazenda Colina.

Santo Padroeiro
São José - 19 de Março

Datas Históricas mais importantes
21/04 - Fundação
Julho - Festa do Cavalo


Outras informações complementares


A Festa do Cavalo é realizada anualmente durante o mês de julho, no Recinto de Exposições Mario de Felício. É um evento que atrai turistas de todo o Brasil, cavalheiros e ginetes de renome nacional e internacionai para as competições hípicas que aqui acontecem.

Fonte:- http://www.achetudoeregiao.com.br/SP/colina/historia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário