sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Estações de trem.

Estação de São Carlos.

Por muitos anos passei por esta estação, no tempo do ginásio todo dia. Eu estudava no Colégio Diocesano que ficava após a estação, para chegar tinhamos que cruzar a linha de trem em um cruzamento de nível, alguns anos depois contruiram o viaduto.
Depois que mudei para Campinas viajava de trem, assim não precisava apresentar a autorização para viagem, na época era necessário que os pais ou responsáveis autorizassem por escrito e nem sempre minha mãe tinha tempo ou estava disposta, uma vez que tinhamos que ir ao juizado de menores solicitar.  Então descobri que para viajar de trem não pediam nada, assim ia eu para a casa de meus avós.
Hoje recebi de um amigo o texto abaixo, onde me conta sobre a recuperação e restauração de um trecho dessa ferrovia. Trecho pequeno, mas, para nós é uma grande parte de nossa história. Para começar a Estação Conde do Pinhal, fica em terras onde um amigo de nossa família tinha um sítio e muitas tardes de verão, eu, Guelinho e uma galera passavamos por lá, andando pelas linhas do trem e inventando histórias fantasiosas sobre a locomotiva que as vezes vinha ao longe. Outro fator importante, era o almoço de domingo, uma das poucas opções era o Posto do Castelo (rodovia Washington Luiz), que ficava um pouco antes do pedágio e era lá que a família toda se reunia. Deixo o Guelinho, meu amigo e irmão contar sobre o restauro.

Amigos, vejam que maravilha essa primeira foto que recebi do Antonio Carlos da UFSCar e também do Wanderley Duck direto do Caribe!!
Não sei a época, mas certamente é da década de 60 para trás.
Havia duas bitolas na nossa estação desde a sua fundação em 1884 e que conviveram até 1969: a da esquerda dessa primeira foto, que era a bitola métrica (distância de 1,00m de um trilho ao outro, também chamada de bitola estreita), e a outra que permanece até hoje chamada de bitola larga (1,60m).
Por esse ramal da bitola estreita, olhando-se para o fundo da primeira foto, saía o ramal para Santa Eudóxia, e para o lado oposto ia-se para Ribeirão Bonito, ramal que lá emendava com a Estrada de Ferro Douradense.
Percebam a 'cicatriz' no chão na 2a. e 3a. fotos. O cimentado que ocupa o lugar da bitola estreita da primeira foto é bem diferente do piso original da plataforma.
Há um projeto a pleno vapo para reativar em breve a primeira parte da linha turística Estação S. Carlos-Estação Conde do Pinhal, começando-se pelo trecho Estação-Praça Itália.
A locomotiva dessa composição que irá ressuscitar parte do antigo ramal, tão importante outrora, será a Maria Fumaça que se encontra há 40 anos na Praça Brasil (em frente a Escola Industrial), que será resuperada e restaurada.
Vai ficar super legal!
Quem se interessar veja neste blog do grande José Alfeo Rohm que trata desse ramal e do trem turístico, e assistam ao filminho nele contido, é muito bem feito e explica como será o trajeto: http://lugardotrem.blogspot.com/2010/11/estacao-20-cp-caminho-dos-pinhais.html
Tomara em breve tenhamos essa cena maravilhosa da última foto se tornando real outra vez.
Abraços.






Valentim (para nós Guelinho) 
    

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